A consultoria em Gestão de Pessoas é uma forma de atalho para o RH e conseguir assim, organizar melhor a sua empresa.
Bem sabemos que atingir o sucesso empresarial não é fácil e que necessita de muita dedicação, e claro uma boa gestão de pessoas para que esta meta seja alcançada.
O que é uma Consultoria em Gestão de Pessoas?
A consultoria em gestão de pessoas é um serviço externo contratado por uma empresa. A função da consultoria em gestão de pessoas é mapear a situação da empresa, identificar problemas e desenvolver projetos e soluções. Organizar melhor a sua equipe para desenvolver os projetos com o maior sucesso.
O que faz uma consultoria em gestão de pessoas?
A principal função é ajudar no relacionamento empresa-funcionário, além de criar e gerenciar as políticas dos colaboradores.
Algumas funções que se aplicam ao gestor de pessoas:
Treinamentos periódicos;
Recrutamento e seleção;
Promover campanhas de motivação e engajamento;
Esclarecer dúvidas referentes à legislação trabalhista;
Diminuição da rotatividade;
Reestruturação interna;
Onboarding de funcionários;
Implantar novas tecnologias na parte de gestão;
Atuar na formação de uma equipe de sucesso, entre outras funções.
Para executar essas funções o colaborador precisa ser capacitado e que seja uma pessoa atenta às novidades do mercado de trabalho e principalmente ao comportamento dos demais funcionários, para evitar erros que possam prejudicar a organização.
É importante para o consultor, antes de promover qualquer ação dentro de uma empresa que ele tenha um cuidado com a cultura organizacional de uma firma. A partir disso, o consultor possui os elementos necessários para conseguir propor as ações necessárias dentro da corporação.
O consultor é responsável por diagnosticar e apontar eventuais falhas e orientar o gestor na hora de tomar as decisões, mas cabe ao empreendedor trabalhar duro e colocar em prática as sugestões do consultor de gestão de pessoas.
Como funciona uma consultoria em gestão de pessoas?
A consultoria é um trabalho que pode ser contratado sempre que necessário e o trabalho pode ser temporário, contínuo ou periódico, isso vai de acordo com as demandas de cada empresa.
Lembre-se que no seu contrato, deve conter o tipo de trabalho que será prestado, prazo, pagamentos e demais informações na hora da contratação. Busque sempre ficar atualizado as necessidades das empresas ou startups, vendo qual seguimento de cada uma para realizar a entrega de um trabalho excelente.
Mas quando contratar um consultor de gestão de pessoas?
Existem várias situações onde você pode contratar uma consultoria em gestão de pessoas, como por exemplo, na contratação de novos talentos ou até mesmo para estruturação interna da empresa.
A visão do consultor é muito importante e traz uma visão externa do que pode estar acontecendo dentro da corporação. A parte de recrutamento e seleção se não for feita de forma correta e com cuidado pode gerar uma perda de tempo e dinheiro para a empresa, pois imagine que o colaborador recrutado não tenha o perfil adequado para o trabalho e posteriormente venha a se demitir, isso pode acarretar prejuízos que vão além do financeiro.
A consultoria sozinha não opera milagres, então é necessário o alinhamento do líder, junto ao consultor para que tudo fique resolvido de acordo com o que foi planejado.
Gostou do conteúdo de hoje? Conheça o nosso site e conheça o nosso trabalho! https://w-org.com.br/