Comunicação interna: Entenda a importância dentro de uma empresa

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Comunicação interna: Entenda a importância dentro de uma empresa

Comunicação interna é um setor onde o foco é conseguir canais de comunicação com o público interno e assim, gerando uma mensagem para todos os colaboradores, com o propósito de motivar, estimular, promover agentes e difundir os ideais da empresa.

Segundo a pesquisa do Project Management Institute (PMI), em média 56% dos projetos de uma empresa fracassam devido a problemas na comunicação entre os colaboradores. Um dos principais problemas dentro de uma empresa, é a falta de comunicação.

Qual o principal Objetivo da Comunicação Interna?

* Divulgar as informações de uma forma simples, direta e objetiva;
* Falar das ações da empresa de forma objetiva;
* Promover engajamento, e assim envolver a equipe nas metas da organização da empresa;
* Difundir dentro da empresa todo o conhecimento desenvolvido pelos funcionários, diretores e seus fundadores;
* Promover a cultura de temas como inclusão social, responsabilidade socioambiental, entre outros diversos temas;
* Estabilizar o cumprimento de normas, condutas e demais valores da instituição.

Qual a importância da comunicação interna?

É de grande importância para os colaboradores e a gestão que a comunicação vá além de passar a informação adiante. A organização como um todo precisa criar um ambiente favorável à produtividade, desempenho e criatividade dos profissionais da sua equipe.

Todo o conteúdo que será produzido por meio de comunicação interna precisa ser feito de forma direta e em um diálogo contínuo, fazendo com que assim, as metas e valores da empresa sejam de um melhor entendimento por parte dos funcionários. Para começar é preciso elaborar um plano de comunicação, é a estratégia que estabelece uma comunicação mais efetiva.

Uma das vantagens de estabelecer um plano de comunicação, é que se pode analisar o diagnóstico da imagem da empresa e como é a compreensão dos fatos.

É por meio deste tipo de comunicação que se fortalece a cultura organizacional, um estímulo de bom comportamento e de uma certa clareza que impacta a vida do profissional dentro da empresa. A maioria dos funcionários dão preferências para trabalhar num lugar onde a comunicação interna é valorizada.

É importante desenvolver colaboradores e líderes engajados na comunicação, pois isto faz com que os funcionários sejam ouvidos e respeitados, sentindo-se parte fundamental da empresa. Criando um canal de diálogos com bastante confiança. Investir em endomarketing é importante.

O que é ENDOMARKETING?

É o Marketing interno que está relacionado às ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores da empresa visando um melhor serviço para o cliente, ou seja, uma melhoria na comunicação, passando uma boa imagem entre colaboradores e líderes. Diferente do marketing tradicional, onde o objetivo é buscar e comunicar clientes, o endomarketing é feito para a comunicação interna de uma empresa.

Através deste meio de comunicação, há também diferentes funções administrativas e produtivas nas organizações para amenizar os conflitos e concentrar o público interno no processo. O endomarketing é feito para melhorar problemas, como a rotatividade de pessoas dentro da empresa e a baixa produtividade dos colaboradores.

Quais os principais tipos de comunicação interna?

Elas variam de acordo com o objetivo de cada organização:

Comunicação Oral: ela é realizada normalmente por meio de reuniões e palestras, onde ocorre a troca de feedbacks e a discussão de novas ideias, isto gera uma aproximação e um bom relacionamento entre os colaboradores.

Comunicação Escrita: é feita através de bilhetes, e-mails, blog interno, entre outras formas de comunicação. Feito de acordo com o alinhamento da empresa.

Comunicação Horizontal: é feita por colegas de trabalho que estão no mesmo nível/cargo dentro da empresa. Com a utilidade de aprimorar a relação dos colaboradores.

Comunicação Vertical: é o tipo de comunicação direcionada para os líderes da organização. Onde envolve toda a parte de planejamento estratégicos e outros assuntos internos.

Comunicação diagonal: envolve os diversos níveis hierárquicos de dentro da empresa. Utilizado quando precisa anunciar novidades organizacionais.

Quais são os instrumentos de comunicação interna?

Confira algumas ferramentas de comunicação que são importantes dentro de uma empresa:

Redes sociais internas: são plataformas online que permitem reunir os gestores e colaboradores de uma empresa, tornando a comunicação mais rápida e dinâmica. Com feedbacks mais ágeis e também o compartilhamento de informação. Serve também para agilizar o fluxo de uma reunião.

E-mail: é através dele que se pode agendar reuniões, receber e repassar informações importantes e atualizar sobre as novidades da organização.

Intranet: É a rede corporativa com acesso permitido somente a funcionários.

Reuniões: As reuniões presenciais tradicionais não são descartadas dentro de uma empresa, já que o objetivo é o alinhamento da equipe e de estratégias.

Manual do colaborador: Tem a funcionalidade de um guia rápido para os funcionários novatos. No manual vem dados detalhados com o funcionamento e história da empresa, além de conter também valores e benefícios oferecidos pela organização.

Estes são alguns dos modelos utilizados dentro das instituições. Existem outros mais (vamos criar conteúdo em breve sobre eles).

Quais os benefícios da comunicação interna?

Assim como os diversos tipos de instrumentos utilizados para gerar a informação, com eles vem os benefícios da comunicaçao interna. Confira a seguir:

* Transmitir credibilidade e confiança;
* Passar informações
* Trazer conhecimento da organização e sentimento de pertencimento às equipes;
* Criar ótimos porta-vozes;
* Possibilita e troca de conhecimento;
* Aumento de produtividade;
* Trazer alinhamento e motivação;
* Integração de novos funcionários e menor perda de colaboradores.