Conheça os 5 pilares da gestão de Pessoas

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Conheça os 5 pilares da gestão de Pessoas

Recentemente fizemos um artigo falando sobre gestão de pessoas, suas funcionalidades e qual a necessidade desta função existir. Mas agora vamos contar os 5 pilares fundamentais da gestão e suas aplicabilidades.

O investimento no capital humano é muito importante dentro de uma empresa, afinal se eles estiverem motivados, maior o retorno para a sua empresa não é mesmo?

Confira quais são os 5 pilares da gestão!

1 – Liderança

O líder é importante para todas as estratégias da gestão de pessoas. Ele está desde o processo de recrutamento de talentos até a retenção dos mesmos.

Lembrando que as funções de um líder não se definem apenas a bater metas, um bom líder que sabe orientar e reconhecer as qualidades de seus funcionários, uma pessoa que sabe dar e receber feedbacks e que principalmente passe confiança e segurança aos seus colaboradores.

Promover uma equipe organizacional que trabalhe de forma agradável, o líder sabe como criar uma equipe de alto nível de performance, fazendo com que seu time atinja um ótimo desempenho e resultados para a empresa.

2 – Comunicação

Se sua empresa pretende alcançar seus objetivos, é necessário ter uma comunicação clara e objetiva. A comunicação entre líderes e colaboradores se escutem e tirem o máximo proveito da comunicação.

Além disso, é importante criar um canal para a comunicação interna de todos. Seja por um grupo de WhatsApp, softwares de comunicação, mas o importante mesmo é um lugar onde a informação chegue para todos da equipe. Estes são meios de que a comunicação seja feita de forma instantânea.

3 – Treinamento para capacitar a equipe

Quando se cria um processo de R&S (Recrutamento e seleção) é preciso pensar no pós depois que o novo talento entra para a equipe.

Investir em treinamentos e palestras para capacitar seus profissionais. Investir em um onboarding com todos os colaboradores, para que eles conheçam e aprendam todos os funcionamentos da empresa.

Não adianta contratar o melhor colaborador e não propor treinamentos para que ele conheça o público da firma e trabalhe de forma coerente com as normas da sua empresa.

4 – Trabalho em equipe

É importante lembrar que departamentos e colaboradores não se dedicam a metas individuais, mas sim nas metas em conjuntos da marca, para então montar um plano estratégico para a empresa. Por isso é importante que todos da equipe tenham o mesmo objetivo em foco.

Cabe ao gestor de pessoas cuidar para que não ocorra competições entre as equipes, mas sim que trabalhem em conjunto.

5 – Desenvolvimento

Para ocorrer um desenvolvimento de uma empresa é necessário o desenvolvimento profissional e pessoal de cada funcionário.

Um dos principais desafios do gestor de pessoas e um dos mais importantes também, é capacitar os colaboradores de forma individual. Mas sempre reforçando que é necessária uma troca mútua. A empresa faz o investimento em capacitação do funcionário, mas em troca o profissional retribui o treinamento com trabalho e uma boa produtividade.

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