Os principais erros da Gestão de Pessoas

Trabalho remoto: Conheça as vantagens desta modalidade
13 de março de 2023
Mercado de trabalho: Dicas essenciais para quem deseja conquistar o primeiro emprego
20 de março de 2023

Os principais erros da Gestão de Pessoas

Business people in a meeting

Ao menos uma vez na sua vida, você já ouviu a seguinte frase: “Errar é humano”, e sim, errar é humano, mas errar nem sempre é algo positivo e sempre traz consequências, ainda mais em um cargo de gestão. Se o líder comete um erro, acaba por afetar as pessoas da equipe e é preciso buscar um meio de resolver a situação.

Para te ajudar a melhorar, vamos apresentar os principais erros cometidos pela gestão de pessoas. Assim você consegue evitar estes erros e se tornar um ótimo gestor.

Não ter clareza ao se comunicar

Para ser um gestor, você precisa saber se comunicar, principalmente na hora em que for passar o feedback para o funcionário, na hora que for falar sobre as metas, prazos de trabalhos e sobre as regras da empresa.

A dica que deixamos é participar do cursos, não necessariamente você precisa fazer estes cursos no modelo presencial, pois tem na internet também para a melhorar a sua comunicação. Lembre-se que na hora em que você for falar com seus funcionários pense em como passar o recado de forma clara.

Não oferecer treinamento para a sua equipe.

Este é um erro muito comum dentro da gestão de pessoas, a falta de treinamento. Por melhor que seja a sua equipe, que o recrutamento tenha sido um sucesso e que os profissionais desempenhem tudo com êxito, não oferecer treinamento para que os colaboradores possam melhorar e crescer profissionalmente dentro da sua empresa, pode lhe trazer problemas. Além de ser um grande investimento da corporação em seus funcionários, trás também motivação para eles.

Organize uma agenda com alguns treinamentos para a equipe, como por exemplo, a cada 15 dias dentro da empresa, e de a eles também a possibilidade de fazerem outros treinamentos livres. Assim eles fazem os principais e tem a liberdade para fazer os treinamentos dos dias livres.

Não passar os feedbacks

Dar feedbacks aos funcionários é a peça fundamental de uma empresa. Pois é por meio dele que você comunica ao funcionário que vem dando certo ou errado no trabalho executado por ele.

Quando você não fornece o feedback, o funcionário pode se desalinhar com o posicionamento da empresa. Por isso, busque sempre conversar com seus colaboradores e passe para eles os pontos positivos e encontrar maneiras para ‘arrumar’ o que não está de acordo com as metas da empresa.

Foco somente em resultados

Lembre-se que você trabalha com gestão de pessoas e o seu principal trabalho é com as pessoas e não só com os resultados. Afinal, com uma equipe organizada e prosperando bem, o resultado positivo vem. Busque sempre impulsionar seu time e tirar o melhor de seu colaborador.

Quando o gestor foca somente em resultados, acaba desmotivando muito a equipe e assim perdendo a confiança dos profissionais. Além de não conseguir enxergar potencial em seus colaboradores. Acontece de muitos gestores perderem ótimos funcionários por conta de uma má gestão.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços em gestão empresarial.