Papel da redes sociais no recrutamento moderno
Sabemos que o mundo está em constante desenvolvimento, e com isso evoluímos cada dia mais. Não é diferente com as redes sociais elas fazem parte da rotina de grande parte das pessoas no dia a dia, pois facilita a comunicação e a visibilidade de informação, e podemos vê-las sendo usadas além do uso pessoal, entrando na rotina do mercado de trabalho.
As redes sociais auxiliam e complementam diversas áreas, e não é diferente com o recrutamento e seleção. As pessoas fazem uso da internet para procura de oportunidades de trabalho, e se tornou muito comum ver esses anúncios em sites de consultoria de RH, aplicativos, como Linkedin, Facebook, Instagram, entre outros. Você facilmente preenche seus dados e cria um perfil profissional, que pode ser visto pelas empresas. Além disso as redes sociais auxiliam com:
- Construção de Marca Empregadora: Podemos adquirir uma marca empregadora compartilhando informações da empresa, benefícios dos funcionários e as histórias de sucesso, isso vai atrair candidatos que se identificam com os valores da empresa.
- Constrói uma base de dados para busca específica: Facilita com a procura de profissionais, pois você pode selecionar candidatos com um perfil que se encaixe nas habilidades que você procura.
- Alcance Ampliado: As redes sociais aumentam o alcance das empresas, permitindo conectar-se com candidatos em diferentes locais e áreas de especialização.
- Recrutamento Passivo: As redes sociais também permitem que as empresas alcancem candidatos que não estão ativamente procurando emprego, mas que podem estar interessados em novas oportunidades.
Os recrutadores tinham apenas o currículo de um profissional para analisar e talvez a referência de alguém que indicasse o mesmo,mas hoje, as redes sociais abriram a possibilidade de avaliar antes de uma entrevista, aspectos mais pessoais do candidato, objetivos de vida e carreira.
Lembrando que os perfis nas redes não substituem os currículos e as entrevistas presenciais, eles devem deve ser usados como um recurso a mais para compor o processo de recrutamento, que não deverá dispensar um aprofundamento do contato inicial, quando o recrutador, em reuniões pessoais com o candidato, poderá checar as informações inicialmente levantadas e perceber se trata-se de um perfil relevante.
O processo de recrutamento e seleção se tornou mais fácil e dinâmico com o auxílio das redes sociais, tanto para as pessoas, quanto para as empresas, e podemos ver que a adaptação das mídias abriram muitas portas e facilitaram o contato, juntamente com a troca de informação.