Você entende o que é feedback? Se você entende, como você aplica o feedback na sua empresa para os seus colaboradores?
Ter uma cultura de feedback engrandece o seu negócio, além de tornar a rotina dentro da empresa mais atrativa e produtiva para os seus funcionários.
Mas como tornar isto possível? E como fazer para dar feedbacks em uma avaliação de desempenho sem parecer grosseiro com o colaborador? Confira o conteúdo que preparamos para você.
Vamos do início: o que é feedback?
Quando se trata da área de gestão de pessoas, o feedback é um meio de criar um círculo virtuoso e de crescimento da equipe. De uma forma mais simples, o feedback é uma avaliação do desempenho dos funcionários, e ela pode ser feita pontual ou periódica, de forma positiva ou não, mas sempre deve ser feita de forma construtiva.
Estas avaliações vão gerar reações diferentes nas pessoas, isto é, a ação e a reação das pessoas são imprevisíveis e até mesmo complexas, já que estas questões relacionadas ao comportamento humano tendem a ser mais complicadas.
Evitando ruídos na avaliação de desempenho
Evitar excesso de rigidez, um tom de voz mais elevado e imposição das ideias, pois estes fatores podem causar ruídos perigosos na comunicação, sendo assim perigosos em feedbacks negativos e que não são construtivos.
Todo trabalho exige um direcionamento e, por isso, necessita de parâmetros para que seja possível a sua realização. Mas nem sempre o líder consegue transmitir com todos os detalhes e exatidão estes pontos. Ou mesmo o receptor pode fazer uma interpretação diferente do que era esperado.
Não faça críticas pessoais
O erro de muitos gestores é tecer críticas pessoais, pois acabam se irritando com um erro cometido pelo colaborador e acabam se excedendo na hora de passar o feedback.
Nunca passe um feedback aos seus colaboradores quando estiver estressado, pois o seu tom de voz e as palavras utilizadas no momento podem passar uma outra impressão aos funcionários.
Lembre-se também que você não quer ofender a pessoa e muito menos acabar com a autoconfiança dela. A sua “missão” é passar o feedback e fazer com que a pessoa entenda os pontos onde ela precisa melhorar ou onde acertou.
Faça criticas somente referente a o trabalho, nunca ataque a pessoa no particular. Mantenha a postura de líder na situação e mantenha seus argumentos baseado apenas no desempenho dos colaboradores.
De feedback Positivos e Negativos
Outro erro comum dos gestores, é apenas passarem o feedback quando acontece algo errado dentro da empresa. É importante tecer as críticas positivas também, para motivar ainda mais os colaboradores.
Porém existe o lado de quem tem medo de ferir os sentimentos das pessoas, por medo de darem um feedback negativo e acabam ‘driblando’ esta parte.
Pense que não podemos agir entre estes extremos: o melhor seria oferecer os dois feedback e fazer com que aconteça um meio termo entre ambos.
Mantenha seus colaboradores cientes que você oferecerá feedbacks e assim eles acabam se acostumando e criando um hábito.
Ser específico
Procure evitar julgamentos e deduções. Para realizar o feedback procure ter toda clareza a respeito da situação que será abordada.
Se possível busque passar um feedback escrito, lembrando-se de sempre pontuar o necessário e revisar quantas vezes for preciso, antes de encaminhar para os colaboradores. Você pode e deve utilizar o feedback de forma presencial/online olhando diretamente para pessoa, mas busque encaminhar o escrito assim que possível.
Regra de três
Para aplicar o feedback ideal, você precisa seguir três segmentos:
1- mostrar o contexto
2- dar exemplos sobre o comportamento que foi observado.
3- explicar quais foram as consequências que determinado causou, e após finalizar dizendo os pontos que precisam de melhora.
Se colocar no lugar no outro
É importante ser uma pessoa empática. Lembre-se de que, por mais que você tenha construído uma atitude positiva em sua equipe quanto ao feedback de desempenho, ele sempre vai ativar os mecanismos de defesa do ser humano, o que é muito normal, por isso é importante se manter empático.
Caso a pessoa que está recebendo o feedback queira pontuar alguma coisa, escute com atenção e busque refletir sobre o que você ouviu.
Não rebater as questões levantadas pelo colaborador de imediato, espere um tempo para absorver as informações para saber como lidar. Volte a conversa em outro momento, e assim termine de passar o feedback.
Lembre-se que o feedback não é para hostilizar os funcionários, mas sim uma forma de passar as informações de maneira clara e respeitosa, para que o funcionário consiga aperfeiçoar o seu trabalho, de acordo com as suas orientações.