Recentemente fizemos um artigo falando sobre gestão de pessoas, suas funcionalidades e qual a necessidade desta função existir. Mas agora vamos contar os 5 pilares fundamentais da gestão e suas aplicabilidades.
O investimento no capital humano é muito importante dentro de uma empresa, afinal se eles estiverem motivados, maior o retorno para a sua empresa não é mesmo?
Confira quais são os 5 pilares da gestão!
1 – Liderança
O líder é importante para todas as estratégias da gestão de pessoas. Ele está desde o processo de recrutamento de talentos até a retenção dos mesmos.
Lembrando que as funções de um líder não se definem apenas a bater metas, um bom líder que sabe orientar e reconhecer as qualidades de seus funcionários, uma pessoa que sabe dar e receber feedbacks e que principalmente passe confiança e segurança aos seus colaboradores.
Promover uma equipe organizacional que trabalhe de forma agradável, o líder sabe como criar uma equipe de alto nível de performance, fazendo com que seu time atinja um ótimo desempenho e resultados para a empresa.
2 – Comunicação
Se sua empresa pretende alcançar seus objetivos, é necessário ter uma comunicação clara e objetiva. A comunicação entre líderes e colaboradores se escutem e tirem o máximo proveito da comunicação.
Além disso, é importante criar um canal para a comunicação interna de todos. Seja por um grupo de WhatsApp, softwares de comunicação, mas o importante mesmo é um lugar onde a informação chegue para todos da equipe. Estes são meios de que a comunicação seja feita de forma instantânea.
3 – Treinamento para capacitar a equipe
Quando se cria um processo de R&S (Recrutamento e seleção) é preciso pensar no pós depois que o novo talento entra para a equipe.
Investir em treinamentos e palestras para capacitar seus profissionais. Investir em um onboarding com todos os colaboradores, para que eles conheçam e aprendam todos os funcionamentos da empresa.
Não adianta contratar o melhor colaborador e não propor treinamentos para que ele conheça o público da firma e trabalhe de forma coerente com as normas da sua empresa.
4 – Trabalho em equipe
É importante lembrar que departamentos e colaboradores não se dedicam a metas individuais, mas sim nas metas em conjuntos da marca, para então montar um plano estratégico para a empresa. Por isso é importante que todos da equipe tenham o mesmo objetivo em foco.
Cabe ao gestor de pessoas cuidar para que não ocorra competições entre as equipes, mas sim que trabalhem em conjunto.
5 – Desenvolvimento
Para ocorrer um desenvolvimento de uma empresa é necessário o desenvolvimento profissional e pessoal de cada funcionário.
Um dos principais desafios do gestor de pessoas e um dos mais importantes também, é capacitar os colaboradores de forma individual. Mas sempre reforçando que é necessária uma troca mútua. A empresa faz o investimento em capacitação do funcionário, mas em troca o profissional retribui o treinamento com trabalho e uma boa produtividade.
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