A gestão humanizada é uma forma de liderança, onde o objetivo é oferecer boas condições de trabalho para os funcionários.
Quando o gestor foca no bem-estar do colaborador, fazendo uma gestão que seja próxima e que entenda as necessidades da equipe, é possível ter resultados ainda maiores do que o esperado.
O que é gestão humanizada?
A gestão humanizada é uma das abordagens que um gestor utiliza para administrar valores humanos, como expectativas, desejos, facilidades e dificuldades com o trabalho, ou seja, a função da gestão humanizada é desenvolver um ambiente saudável para os colaboradores da empresa, mesmo com as inúmeras metas a serem batidas no dia a dia.
Este modelo vem com a proposta da escuta ativa, através do RH para escutar as demandas dos funcionários e assim responder de acordo com a solicitação.
Manter uma gestão humanizada é saber considerar as particularidades de cada funcionário, criando uma liderança capaz de atender as necessidades de seus colaboradores.
Como funciona?
Para a gestão Humanizada, a força humana é a principal força para mover o negócio. E é a partir disso que a liderança tem a atenção voltada a gerar um ambiente, justo, agradável e de certo modo estimulante para a equipe.
Trabalhar em um modelo mais humanizado, não significa fazer todas as vontades do funcionário, pelo contrário. Este formato é justamente para gerar equidade dentro da equipe, para assim poder orientar a todos.
Não é uma tarefa muito fácil, mas as empresas que decidem seguir por este método, conseguem resultados impressionantes para sua empresa.
Benefícios da gestão humanizada
Já vimos que na teoria a gestão humanizada funciona muito bem, mas será que conseguimos aplicá-la no dia a dia de uma empresa? Vamos te mostrar que sim e os benefícios que este modelo de gestão trará para a sua empresa.
Aumento de engajamento
Com a implementação da gestão humanizada os funcionários começam a se sentir mais valorizados enquanto indivíduos, e assim criando um relacionamento mais próximo com a liderança, conseguindo desenvolver laços de confiança e respeito mútuo.
Assim gerando aos colaboradores um vínculo com a empresa, fazendo-os engajar mais e assim vestindo a camisa da sua empresa com mais vontade e com garra para que toda a equipe alcance o sucesso.
Clima organizacional agradável
Se a empresa precisa de números para crescer, ela precisa de um ambiente agradável para seus funcionários e possuir uma comunicação clara com a equipe, para garantir bons resultados juntos aos seus colaboradores.
Conseguindo priorizar as demandas dos funcionários, a gestão humanizada consegue criar um clima organizacional que seja positivo para todos.
Atrair novos talentos
Não somente a parte financeira chama a atenção em uma empresa: Um ambiente legal e com uma boa cultura interna, é o que atrai bons profissionais para a sua empresa. Não importa os meios que a divulgação positiva sobre a empresa é feito, o que importa é esses talentos chegarem até você e se fluir tudo bem, em breve profissionais maravilhosos estarão trabalhando em sua equipe.
Adote a gestão humanizada e crie um ambiente agradável para atrair novas pessoas para a sua empresa, deste jeito os profissionais se sentem confiantes para um crescimento de carreira e conseguem ótimos resultados para a equipe.
Diminuir a rotatividade
Se o funcionário for bem motivado e valorizado, ele dificilmente sairá do trabalho. Um dos maiores problemas dentro de uma empresa e que o RH vem sofrendo muito é com a rotatividade de pessoas no trabalho. Profissionais que ficam um mês e geram um prejuízo alto dentro da corporação.
Por isso, volto a reforçar o que investir e trabalhar na motivação e na satisfação do seu cliente interno, fazendo com que os talentos trabalhem e utilizem seu potencial. Estar na empresa é garantia de sucesso tanto para eles, como para os líderes.
Feedback
Como falamos no começo, a comunicação é fundamental para uma boa relação entre gestores e funcionários.
Isto na prática precisa estar muito bem alinhado em uma cultura de feedback. Líderes e seus liderados precisam chegar no melhor jeito de realizar esta troca, estando no mesmo nível para uma conversa. Aqui entra o RH, ele será responsável para que este diálogo aconteça.
Quando falamos de gestão humanizada, estamos falando de um dos principais setores dentro de uma empresa: o RH. Ele é o responsável pela gestão de pessoas e é através dele que a troca entre líderes e colaboradores ocorre de uma forma muito humanizada. Que todos os lados sejam ouvidos e assim, trabalhar nas questões que foram apontadas.
É um trabalho longo, que possivelmente não terá fim, mas sempre feito com muito êxito e com resultados satisfatórios para a empresa. Quando chega um colaborador novo o RH precisa acompanhar todo o processo de recepção, para garantir que ele será inserido na empresa de uma forma humanizada.
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