Sim, é isso mesmo. Beyoncé tem muito para nos ensinar sobre Marketing. Além de cantora, ela é atriz, compositora e empresária. Desde 2011 ela gerencia sua carreira tanto na parte musical, como na parte businesses.
Beyoncé iniciou sua carreira no grupo musical Destiny’s Child nos anos 90, e no começo dos anos 2000 vem trabalhando em carreira solo.
Dona de hits marcantes como Crazy in love, Single Ladies e Formation, Queen B (como é chamada pelos fãs), gerencia sua carreira sozinha, além de cuidar de toda a parte criativa de suas marcas, shows e roupas.
Veja a seguir 4 itens fundamentais utilizados pela Beyoncé, que vão lhe ajudar dentro do seu negócio.
Criação e desenvolvimento de ideia
Em 1996 ela fazia parte do grupo Destiny’s Child, onde iniciou a sua carreira na indústria da música.
No ano de 2003 iniciou sua carreira solo, onde lançou diversos discos, o mais recente se chama “Renaissance”. E foi nesse período em que suas músicas e clipes foram considerados “sexys”. Com o passar dos anos Beyoncé conseguiu formar uma imagem de mulher forte, feminista e é assim que ela é vista até os dias atuais, além de sempre dar voz as causas que ela acredita.
Esta é uma lição de grande importância para a sua marca, pois ter uma boa reputação e estruturada depende de uma série de fatores, além de tempo para conseguir um bom público. Toda ação tem que ter estratégia e objetivo. Além, de todo o cuidado e análise que deve ocorrer durante uma campanha com o posicionamento da marca. Importante sempre defender o que se acredita.
Conceito
Beyoncé possui um documentário na Netflix chamado Homecoming, onde ela mostra todos os preparativos da sua apresentação no festival do Coachella. Ela participou e cuidou de tudo, da escolha da equipe, bailarinos até a edição do show.
No documentário podemos ver que foi um processo demorado, e ele mostra como é importante conhecer os processos internos que acabam impactando na imagem da marca tanto com o público interno, como com o externo também.
Se você observar as turnês da cantora não são parecidas, pois ela sempre pensa no momento atual em que se encontra o seu público-alvo e do seu também, assim identificando a mensagem que quer transmitir e como ela será recebida pelo seu público.
Saber a linguagem adequada que irá utilizar para mostrar o objetivo e o conceito da sua marca para que o público entenda a mensagem que você deseja passar, evitando ruídos na comunicação entre ambas as partes.
Estruture sempre a ideia, história, objetivos e conceitos antes de fazer qualquer ação. Crie um mapa de onde a sua empresa quer chegar e como quer se relacionar com os clientes/consumidores da marca.
Controle de informações oficiais
Quando a Beyoncé precisa passar informações para o seu público, ela informa através do seu site oficial, até vídeos e fotos ela disponibiliza nele, fazendo com que assim não ocorra informações distorcidas.
Por tanto, a sua empresa precisa tratar a imagem dela com muito cuidado e seriedade, e que se possível, utilize meios oficiais para informar o seu público. Com a informação correta você pode evitar ruídos em sua comunicação.
Experiência do consumidor
Beyoncé possuiu muitos projetos, que renderam não só músicas, mas turnês, filmes documentais, álbuns incríveis que geraram uma ótima experiência com seu público.
Pensar na experiência que o consumidor pode ter com o seus produtos, serviços e atendimentos é o mais importante, para que a sua marca se mantenha forte.
Lembre-se que o atendimento ao consumidor deve ser personalizado, pois as pessoas buscam por marcas que entendam de verdade quais são as suas necessidades e que consigam resolver com praticidade.
Essas quatro lições são apenas alguns tópicos do que se pode aprender com a carreira de uma artista que faz a gestão de seu nome e carreira sozinha. Agora tente por em elas em prática e obtenha ótimos resultados para a sua marca.