Cada vez mais as pessoas estão iniciando em uma nova modalidade de empreendimento, vendas pela internet! A verdade é que praticamente tudo pode ser vendido, desde roupas até serviços de consultoria de como vestir-se. Em razão disso, vender pela internet pode ser uma oportunidade para pessoas que estão em busca de uma renda extra, um “novo emprego” em que podem ser seus próprios patrões ou para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que necessitem superar a crise, podem iniciar a vender pela internet e acredite, muitas delas obtém sucesso. Porém, nem tudo é fácil, por isso, vamos refletir sobre o que você precisa saber para vender pela internet.
Se vender fosse fácil estava todo mundo empregado. O grande ponto da questão é que exige análise crítica, planejamento, conhecimento e muito, mas muito marketing digital. Vender pela internet é ainda mais complicado, porque existem dois problemas que a maioria dos iniciantes ignoram: a concorrência e o receio que o consumidor tem de comprar pela internet. Esses são os verdadeiros vilões de quem deseja vender pela internet. Porém isto está mudando, com a mudança no hábito de consumo em função do “novo normal” que estimula o distanciamento social e as compras pela internet.
Pensando em facilitar a sua vida e tornar você um vendedor na internet, montamos esse artigo, que abordará coisas simples; mas, sobre o que você realmente precisa saber para vender pela internet e ganhar dinheiro.
O Que Vender Pela Internet?
Para vender pela internet é preciso saber o quê, não concorda? O primeiro passo é procurar algo que irá lhe trazer um bom rendimento e que seja fácil de vender. Uma dica é: você deve trabalhar em uma área ou segmento que você domine, por exemplo: alguém que entende muito de elétrica, a sugestão é comercializar produtos que são utilizados na manutenção elétrica, o serviço de manutenção elétrica ou as duas coisas complementando-se.
Pense da seguinte forma, você precisa convencer as pessoas a comprar, muitas vezes, os clientes desejarão explicações detalhadas e a necessidade de testar o nível de conhecimento do vendedor aumenta quando os produtos são de maior valor, o que demanda um conhecimento específico e mais aprofundado.
Criar um Planejamento de Vendas
Um planejamento de vendas é super importante, ele irá balizar e formar o caminho que você precisa percorrer ao vender pela internet.
O planejamento de vendas deve estar atrelado ao planejamento financeiro da empresa como um todo, ou seja, a partir do momento que uma empresa tem clareza das suas despesas, investimentos necessários o que deseja obter de margem de lucro para ter crescimento é possível definir o valor que terá que produzir por meio das vendas, para cumprir com os compromissos financeiros.
A sugestão é utilizar um cronograma com um planejamento, simples e detalhado, englobando todas as etapas que você julgar importante no momento de vender pela internet. Essa ação também torna seu negócio mais organizado e eficiente, impedindo que você fique “muito tempo em uma etapa”, prejudicando o andamento do seu negócio e demorando tirá-lo “do papel”.
Canais Virtuais para Vender Pela Internet
As vendas na internet ocorrem através de um ambiente virtual. Você pode fazer isso de algumas formas, através: de redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp comercial, etc.), um blog, uma loja virtual ou plataformas especializadas em marketplace.
Alguns dos canais virtuais você mesmo cria, por exemplo: as redes sociais, os blog’s têm o objetivo de vender pela internet e costumam ser utilizado nas vendas online. Mas, as plataformas de marketplace essa ferramenta de vendas online é que são bastante utilizadas.
O blog trabalha com postagem de conteúdo, assim, você fará um chamarisco para os seus clientes fornecendo conteúdos informativos, ao acessarem seu blog para aprender mais, também irão conhecer seus produtos ou serviços e você aos poucos irá criando uma imagem na internet. Claro, você precisará ter uma ferramenta de vendas: que pode ser uma loja virtual própria ou participar de um portal coletivo de vendas online como a plataforma de marketplace “Mundo do e-Commerce”.
As plataformas de venda são aqueles sites que permitem você comercializar através deles, como é o caso do “Mundo do e-Commerce”, Mercado Livre, OLX, Bom Negócio e outros.
A vantagem de trabalhar oferecendo produtos nessas plataformas é que já existe um fluxo de consumidores que estão acessando a plataforma em busca de produtos, porém, você terá muitos concorrentes diretos, já que, ao digitar o produto almejado, aparecerá uma relação de produtos a venda.
A loja virtual coletiva do “Mundo do e-Commerce” estabelece uma parceria que permite que os empreendedores façam vendas tendo a possibilidade dos clientes procurar cada vendedor pela sua marca, mantendo a identidade e fidelizando seu público. Embora estando em um portal coletivo é mantida a identidade individual dos empreendedores, com um baixíssimo investimento e como somos empreendedores sociais há modalidade de vendas online sem custos para microempresas em vulnerabilidade social com segmento de produtos ou serviços éticos. Utilizando a plataforma de marketplace “Mundo do e-Commerce” a loja virtual já vem pronta (chamada de sua conta), você apenas precisa cadastrar até 15 produtos gratuitamente e poderá contar com todas as facilidades de pagamento do sistema Gestor X que está interligado com a plataforma de vendas, para servir como um sistema de pagamento, caso contrário, é impossível vender pela internet.
Marketing e Publicidade
Normalmente você ganhará clientes através da publicidade, preços, qualidade, atendimento e promoções.
Quando se trata de vender pela internet o marketing digital e publicidade são o que diferenciam os empreendedores de sucesso daqueles que ficarão no caminho.
Pense da seguinte forma, quando você procura, por exemplo, berços para bebês, como você faz? Digita no Google, olha os primeiros resultados, entra nos sites e vê se encontra algum berço que atinge a sua expectativa. O marketing digital e a publicidade tem como foco fazer com que os consumidores sejam levados aos seus produtos. Não adianta ter uma boa visão de negócio, oferecer um produto de qualidade se os consumidores não conhecerem e tiverem dificuldade de te encontrar.
Cada vez mais, os consumidores buscam o que necessitam pela internet; então, para um empreendimento ser encontrado tem que estar na internet!
Para estar, adequadamente, posicionado na internet, dois caminhos podem ser adotados: ou o empreendedor dedica-se a aprender sobre marketing digital ou busca um serviço profissional de Agência Digital.
O marketing digital ocorre em torno de SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de buscas). Para simplificar, o SEO corresponde a trabalhar o seu site para que ao ser digitado determinada palavra de busca no Google, você apareça nas primeiras opções entre as buscas. Perceba, isso é o básico, que qualquer negócio online necessita fazer, caso contrário, será engolido rapidamente pelos concorrentes. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto. A W Org. Gestão e Pessoas conta com a parceria de uma Agência Digital para oferecer este serviço as empresas que desejarem ter visibilidade na internet.
Já a publicidade é a divulgação propriamente dita, ela é mais direta. Por exemplo, postar no Facebook, Instagram ou Wattsap comercial uma determinada promoção de seus produtos é uma forma de publicidade.
Como preceitos básicos que uma loja virtual pode seguir em termos de publicidade consiste na compra de anúncio no Google, campanhas publicitárias pagas no Facebook, divulgar as promoções nas redes sociais, fazer promoções, comprar lista de e-mails e utilizar a ferramenta de e-mail marketing para enviar informações da empresa.
Perceba, o marketing e a publicidade são coisas diferentes, mas ambos precisam ocorrer em conjunto.
Conquiste a Confiança Dos Seus Clientes
Quando os clientes acessarem seus produtos você precisa conquistar a confiança deles. Um dos principais motivos que as pessoas deixam de comprar algo é por não sentir confiança de que o produto funciona, tem qualidade, falta de informações sobre o produto ou por desconfiar de quem está vendendo. Por isso, voltar seus esforços para conquistar a confiança dos consumidores irá maximizar suas vendas e não só isso, mas fará com que os clientes lembrem da sua loja por confiarem, voltando a fazer compras recorrentes quando precisarem, assim serão fidelizados. Para conquistar a confiança dos seus clientes ao vender pela internet, você deve colocar as características do produto bem explicadas, talvez até fazer um vídeo do produto utilizando-o, isso costuma fazer as pessoas sentirem-se mais a vontade e confiantes para comprá-lo, afinal, viram o produto sendo utilizado.
Uma das principais formas para conquistar a confiança do cliente é por meio do atendimento. Por isso, a W Org. Gestão e Pessoas tem um curso EAD, exclusivo sobre Atendimento ao Cliente.
Ter um sistema de atendimento ao cliente online é fundamental, quando o cliente entrar você pode falar com ele, disponibilizar-se para ajudar, isso costuma aumentar significativamente as conversões de visitantes em vendas.
Tenha um telefone fixo, e-mail e CNPJ. Lojas que vendem pela internet e que não possuem isso costumam ser rechaçadas pelos consumidores, os quais não conseguem confiar.
Demonstre ter Credibilidade
A credibilidade é semelhante a conquistar a confiança dos consumidores, porém, ela ocorre em razão das suas atitudes e do que os clientes falam de você.
Coloque depoimentos de pessoas na sua página principal da loja, esteja sempre à disposição para saciar qualquer dúvida e, sempre, e quando digo é sempre é sempre mesmo, resolva os problemas dos clientes, mesmo que você leve prejuízo, isso fará sua empresa ter credibilidade, porque um cliente satisfeito é um cliente que fala bem de você.
Para saber mais sobre vendas pela internet, mantenha contato pelos fone: (53) 3025-5013 ou acesse nosso site: www-w-org.com.br e fale conosco. Dispomos de soluções para vender pela internet.