Como faço para vender na internet?

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Como faço para vender na internet?

Computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Independente do dispositivo, dê uma olhada em sua volta e veja quantas pessoas estão conectadas à internet. O Ibope aponta que mais de 100 milhões de brasileiros já são usuários da rede web. Sem medo de errar, você pode apostar que quase metade dessas pessoas fez, ao menos, uma compra virtual.

A última pesquisa da consultoria e-bit mostra que 51,3 milhões de brasileiros fizeram compras online em 2019, o que significa um aumento de 20% de e-consumidores em relação ao ano anterior.

Se comprar pela internet é fácil, vender por ela também pode ser. Você só precisa das ferramentas certas.

Confira o passo a passo que preparamos para quem quer entrar no comércio eletrônico, mas não sabe nem por onde começar:

  • Tenha claro o que você vai vender

O primeiro passo é o planejamento. Que tipo de produtos que você vai oferecer? Se eles forem de fabricação própria, você terá que manter uma rotina de produção, para que não falte estoque.

Caso queira revender, é necessário preparar uma lista de possíveis fornecedores com as características de cada um (preços, prazos de entrega e região de atuação).

Você também precisa saber quanto cobrar. E, para isso, a melhor estratégia é conhecer bem a concorrência, tanto no mundo físico quanto no virtual.

  • Entenda o seu público alvo

Avalie também qual será seu público-alvo e quem serão seus possíveis concorrentes. Vai vender somente para quem está perto de você, na sua cidade, estado, pais ou vai vender para outros países?

Saiba também como chegar aos possíveis clientes. As redes sociais são uma boa estratégia para atingi-los.

  • Planejamento financeiro

Não se esqueça de fazer um planejamento financeiro, projetando as suas despesas e receitas. O quanto você vai gastar com a manutenção da loja virtual (que pode ser o seu próprio site ou a locação de um portal de e-commerce), investimento em locação ou divisão de resultados com a parte de tecnologia, marketing digital, a compra de matéria-prima ou de produtos para revender, etc..

  • Prepare o seu estoque

Você precisa, ainda, esquematizar como irá administrar o estoque de sua loja. Vai produzir uma quantidade inicial e guardar? Ou a produção será produzido sob encomenda? Tente descobrir como funcionará melhor para o seu tipo de negócio. Se os produtos a serem vendidos forem de fabricação própria, você precisa ter espaço físico para guardar uma boa quantidade em estoque. Pois, as vendas pela internet podem vir em um grande volume e a falta de estoque é um dos principais motivos de desistências de alguns comércios eletrônicos; porque, o vendedor não consegue acompanhar as demandas de compra. Volume de vendas é um problema bom! Não permite que um problema bom seja a causa do seu desestimulo!

  • Pense nas entregas

Estando tudo pronto para começar as vendas. ATENÇÃO! Porque, ainda, tem um detalhe: já pensou em como você irá entregar os pedidos realizados?

O custo da entrega com frete precisa estar nos seus planos. Estude as diferentes formas de fazer entregas, lembrando que você poderá vender para clientes do Oiapoque ao Chuí.

Você tem duas opções principais: Correios ou transportadoras. O serviço dos Correios é aconselhável para o pequeno e médio empreendedor, que vende poucas quantidades. O órgão oferece, inclusive, um serviço exclusivo para varejistas virtuais. Informe-se sobre os valores, que são diferentes de acordo com o destino e veja quais regiões você será capaz de atender. Isso também deve estar claro para os seus clientes.

E, atenção, o “Mundo do e-Commerce” tem uma parceria com os Correios que vai aliviar seu bolso e o do seu cliente. Usando o Envio Fácil, o frete sairá 50% mais barato que o Sedex tradicional.

  • Tenha um sistema para vender

Agora vamos à parte prática: onde você vai colocar seus produtos para vender e como vai receber por eles?

Vamos supor que você tenha um blog ou um perfil nas redes sociais. Você pode publicar uma foto do seu produto e, se o cliente se interessar em comprá-lo, você envia uma solicitação de pagamento (que você já utiliza nos suas vendas), diretamente, para o e-mail do cliente.

Outra alternativa é a venda direta pelo próprio site, bastando interligar com um sistema de gestão financeira como o “Gestor X” que faz o controle de receitas e despesas, emite a Nota Fiscal eletrônica (NFe), permite o envio de boletos, lhe permitindo fazer todo o controle do fluxo financeiro da sua empresa.

Para iniciar tembém pode ser utilizado o PagSeguro em sua página. O PagSeguro oferece vários caminhos possíveis. O modelo mais simples é a solicitação de pagamento por e-mail.

Além de vender produtos, você pode oferecer serviços por assinatura e receber doações.

Quem busca uma solução mais profissional, para não se preocupar com o crescimento do seu negócio, tem ainda a possibilidade de montar uma loja virtual. Para isso, você vai precisar de um sistema que permita cadastrar produtos e automatizar o recebimento dos pedidos pela internet como a plataforma de marketplace “Mundo do e-Commerce”. A loja virtual do “Mundo do e-Commerce” estabelece uma parceria que permite que os empreendedores façam vendas com um baixíssimo investimento e para os empreendedores sociais há modalidade de vendas online sem custos. Utilizando a plataforma de marketplace “Mundo do e-Commerce”   a loja virtual já vem pronta, você apenas precisa cadastrar até 15 produtos gratuitamente e já conta com todas as facilidades de pagamento do sistema Gestor X.

Para saber mais sobre vendas pela internet, mantenha contato pelos fone: (53) 3025-5013 ou acesse nosso site: www-w-org.com.br e fale conosco. Dispomos de soluções para vender pela internet.